segunda-feira, 27 de abril de 2009

"Seja amigo da sua voz" fez sucesso na RIC Joinville


Campanha é uma iniciativa da Record e do Instituto Ressoar


Cerca de 40 funcionários da RIC Joinville participaram da campanha “Seja amigo da sua voz”, com a fonoaudióloga Hyeda Querino. Segundo a profissional, para muitas dessas pessoas, este foi o primeiro contato com algum tipo de orientação vocal. A ação foi promovida pela Rede Record e pelo Instituto Ressoar no dia 17 de abril, das 9 às 17 horas.


Como a procura foi expressiva, a maioria dos atendimentos ocorreu em grupo. Hyeda começava com uma breve apresentação de seu trabalho e passava um vídeo sobre a laringe, com explicações a respeito das estruturas envolvidas no ato da fala. Em seguida, ela esclarecia dúvidas e dava início às triagens.


Cada avaliação computadorizada era feita por meio da pronúncia contínua da vogal “e” e da contagem dos números 1 a 10. Um software fazia um espectograma da voz, pelo qual é possível identificar a estabilidade da voz, se ela é aguda ou grave, se tem tensão, rouquidão, se apresenta fadiga e cansaço, se as pregas vocais funcionam de forma simétrica ou assimétrica, entre outros fatores que influenciam na composição da voz. A partir dos diagnósticos, os participantes tiravam suas dúvidas.


A campanha "Seja amigo da sua voz" é uma iniciativa do médico Nédio Steffen que tem sido realizada todos os anos em diversos países. Por observar que boa parte dos brasileiros não tinha acesso a informações sobre cuidados e prevenção com a saúde vocal, este médico porto-alegrense viu na campanha uma maneira de levar explicações tão essenciais até a população.


Para ler mais sobre o assunto, visite o site www.diamundialdavoz.com

Nenhum comentário: