quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jornalista Letícia Kapper estreia documentário Amarras


Contemplado no prêmio do Funcine, lançamento com apoio da RIC Record terá o rapper BNegão


A jornalista Letícia Kapper lança o documentário Amarras no dia 8 de abril, no Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (Ubro), na Capital. A estreia da sua primeira experiência no gênero terá nada menos que o rapper Bernardo BNegão, ex-Planet Hemp e agora no comando da banda Os Seletores de Freqüência. É de sua autoria as duas músicas trilha do filme - "Ho Hay" (instrumental) e "Vai E Volta". Depois da exibição, em duas sessões às 20h30 e 21h, a festa de lançamento prossegue no Jivago Lounge, com direito a discotecagem de BNegão e dos DJs Mancha e Herax (O Mancha também é jornalista da RIC, produtor de esportes).


Letícia, também repórter do jornal Notícias do Dia, mergulha num tema que não tem nada de leve, bem ao contrário, e que toca todo mundo direta ou indiretamente: a reincidência carcerária. Cerca de 80% dos detentos no Brasil e em Santa Catarina cometem novo delito depois de soltos e voltam às prisões, uma razão para a superlotação, o índice alto de fugas e aumento da violência.


A jornalista passou três dias gravando no Presídio de Mafra, em Santa Catarina, onde está presa a principal personagem de sua história, Katya Regina Costa, de 28 anos. A detenta ficou conhecida na mídia quando foi descoberta pernoitando, depois de ganhar a liberdade, no espaço de visita íntima do Presídio Feminino de Florianópolis, onde também já esteve presa. Na experiência no município do planalto norte catarinense, Letícia escutou outras histórias e personagens que refletem a (caótica) dinâmica do sistema prisional brasileiro e o processo de exclusão.


Amarras foi contemplado pelo Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carrerão em 2008 e o lançamento terá apoio dessa instituição, da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, além da Rede Independente de Comunicação (RIC Record), emissora onde também será exibido.

Nenhum comentário: